Ementa de Geografia

 

Introdução

             O estudo da Geografia tem sido bastante valorizado quando se trata da formação em Ciências Humanas. A disciplina é intrumento fundamental no entendimento do mundo ao nosso redor, é quem nos dá materialidade para localizar e situar fenômenos dos mais diversos. A disciplina de Geografia compreende muitos ramos do conhecimento, ela é senão uma das maiores integradoras das Ciências, depois dos processos de racionalização e fragmentação do conhecimento, percorrendo e participando como base ou fundamento de diversas pesquisas científicas, análise institucionais do senso, ou mesmo para a guerra.
             A importância de entrar em contato com os conteúdos da geografia, principalmente a geografia humana, implica ampliar o horizonte do conhecimento da terra e dos acontecimentos que nela existe ou existiram e ainda poder antecipar informações a respeito do futuro da população mundial e do Planeta Terra.
             Assim, os conteúdos ensinados ao Ensino Médio abordarão sempre a importância da geografia para construção de uma visão de mundo crítica e atuante. Crítica no sentido de poder compreender os fenômenos (naturais e sociais) e situa-los em suas particularidades, buscando analisar geopolíticamente conflitos internacionais, compreender os processos de globalização e regionalização, fatores climáticos etc. Atuante no sentido de buscar da melhor forma possível demonstrar a geografia como ciência instrumental, cujo método requer conhecimentos das tecnologias entre outros recursos (a exemplo da cartografia).

Metodologia de Ensino

          As aulas seguirão sendo expositivas e dialógicas, utilizando-se de recursos audio-visuais, fotos e mapas.

Avaliação
         Como forma de avaliação espera-se participação nas atividades escritas (trabalhos de pesquisa e prova) e na comunicação oral.