O ciclo hidrológico

Água: Ciclo e ação geológica

Vimos que a água é a substância mais abundante da Terra, 80% do corpo humano é composto por água, ela é a responsável pela vida de um modo geral.  Ela participa dos processos modelares por meio da dissolução de materiais terrestres e do transporte de partículas. É o melhor solvente na natureza e seu papel no intemperismo químico é evidenciado pela hidrólise.

A origem da água


A origem da primeira água na história da Terra está relacionada com a formação da Atmosfera, ou seja, a degaseificação do Planeta.

O Ciclo Hidrológico

(1) acontece o fenômeno da precipitação meteórica - chuva, neve, granizo; (2) depois a interceptação com o movimento das folhas pelo vento, parte da água retida continua seu trajeto para o solo; (3) a água de infliltração, guiada pela força gravitacional, abastece o corpo de água subterranea; (4) quando a capacidade de absorção de água pela superfície é superada e o excesso de água inicia o escoamento superficial, inicia-se por meio de pequeno filetes de água, efêmeros e disseminados pela superfície e do solo que convergem para os córregos e rios, e é chamada de rede de drenagem; (5) o escoamento superficial tem como destino final os oceanos, estima-se que os oceanos compõe 85% do total anual evaporado e os continentes contribuem 15% por evapotranspiração.

Observemos as iconografias apresentadas em aula:

O ciclo hidrológico

Na imagem acima podemos ver com detalhes os processos descritos anteriormente do ciclo hidrológico, as camadas mostram o ciclo lento e rápido que a água percorre.

Água subterrânea

Na imagem acima podemos ver a complexidade do ciclo hidrológico e sua ação geológica, apresentada pelos três tipos de porosidade conforme diferentes materiais numa seção geológica, mais abaixo vemos o perfil esquemático de fluxo e equipotenciais de água subterrânea.

Rios efluentes e influentes

Na imagem acima, observamos o comportamento dos rios, são efluentes na estação chuvosa e influentes na estação seca.
*

GLOSSÁRIO

Intemperismo: são as modificações de ordem física (desagregação) e química (decomposição) que as rochas sofrem ao aflorar na superfície da Terra.
Hidrólise: quando os principais minerais formadores das rochas, os silicatos, entram em contato com a água
Degaseificação: é um fenômeno de liberação de gases por um sólido ou líquido quando aquecido ou resfriado.