Placas Tectônicas e fenômenos naturais

Caros Alunos, para melhor revisão dos conteúdos abordados em aula, amplie cada iconografia disponibilizada abaixo, clicando em cada uma delas, de modo que possam visulizar melhor as informações contidas.

Deriva Continental
Vimos que a deriva continental é o conceito geográfico que expressa os limites entre as placas tectônicas. Tais limites, por sua vez, exprimem a forma pela qual essas placas se movimentam. Quando as setas apontam para a mesma direção temos o limite convergente, quando apontam para direções opostas o limite é o divergente e por fim, quando as setas estão dispostas uma para cima e outra para baixo o limite é o transformativo ou conservativo.

Placas Litosféricas da Terra

A iconografia acima apresenta a distribuição das placas litosféricas da Terra. Aqui vemos claramente o movimento das placas através da indicação das setas.
Daí vocês me perguntam para que precisamos saber disso, não é? Ora, para compreender os fenômenos naturais da Terra, como os terremotos. Como nosso foco neste estudo é compreender a atuação geológica da placa sul-americana e nazca, demonstrar estas imagens é imprescindível.

Terremotos na America do Sul

Aqui podemos ver a distribuição sísmica na América do Sul provocada pelo limite convergente das placas, a iconografia apresenta de forma clara sismos rasos e profundos, que significam o alcance do terremoto em kilometros. Ao lado temos a explicação da magnitude deste fenômeno.

Tsunami


Como podem percerber os fenômenos naturais desencadeiam outros fenômenos, o exemplo apresentado acima demonstra quais as fases de um tsunami.